Acordei cedo mas nem dei aquela olhada final nas anotações. Cerca de 1000 páginas de readings (capitulos e artigos acadêmicos) resumidos a uma folha de papel. Eram os tais cinco pontos de cada um dos assuntos que estudei. Através deles, a gente vai conectando as idéias, sugeriram os professores nas revision classes.
Esquemão vestibular, com cartão de inscrição e caneta no bolso ao sair de casa. Antes de entrarmos na sala, os que já tinham feito alguma prova me diziam que eu estava calma demais pra quem tava estreando hoje. Um esquema com as filas e as cadeiras desenhadas antecipava onde você ia encontrar a sua mesa.
A supresa maior foi ver o meu nome inteiro (tamanho absurdo para os padrões ingleses) escrito sem nenhuma troca de letra e com o apóstrofe no lugar. Quando um dos surpevisores (um daqueles velhinhos ingleses fofos) começou a ler as instruções e as regras do jogo com aquela voz imponente, a cinco minutos do início da prova, uma mistura de satisfação e desespero:
- Meu Deus! Enganei todo mundo! Não sei nada pra estar aqui!
Mas correu tuuuuudo bem! As rezas, velas, pensamentos positivos deram supercerto! Deu pra responder tudo o que eu queria e sobrou uns 20 minutos para reler.
Na volta para o instituto (pq a prova foi dada na sede administrativa da University of London), o encontro com a Maxine, coordenadora de Globalisation and Latin American Development (a matéria da prova de hoje) e minha orientadora. Não deu pra disfarçar a minha felicidade. Ela quis saber de todos da turma e disse que ficou muito feliz em saber que tudo correu bem.
Agora é esperar o resultado. E estudar muuuito para segunda (Society and Development) e quarta (Economics of Latin America). Ainda não tá nem na metade. Mas já deu pra matar a curiosidade de saber como é o esquema! Mais aliviada. Bem mais. Valeu muuuuito pela torcida, galeraaa!

Eu e Mariano numa foto tirada pelo Victor. Num dos muitos dias de castigo na biblioteca. Onde todo mundo passou a sentar no mesmo lugar e, quem ficava numa sala, ao chegar, passava na outra pra dar bom dia!